Pular para o conteúdo

Escândalo em Penn State, técnico Paterno irá se aposentar após temporada

09/11/2011

Escândalo em Penn State, técnico Paterno irá se aposentar após temporada

Após 3 anos de investigação, a defensora geral do estado de Pensilvânia Linda Kelly indiciou o ex coordenador defensivo de Penn State Jerry Sandusky, 67, em 40 citações de crimes sexuais contra crianças ou adolescentes alegando contato inapropriado com 8 garotos em épocas diferentes .

Os pais de um garoto de 15 anos que sofreu esses contatos desde os 10, denunciaram o caso para a polícia em 2009. Outros sete garotos foram identificados por sofrerem abusos ou violência sexual de Sandusky de 1994 a 2009. Pelo menos 20 desses encontros aconteceram enquanto Sandusky era um empregado na Universidade de Penn State.

Sandusky trabalhou com o técnico Joe Paterno por 30 anos, sendo o coordenador defensivo de 1977 até 1999 quando se aposentou. Juntos venceram 2 títulos nacionais (1982 e 1986) e fizeram Penn State virar a “Linebacker University” pelo grande número de ótimos linebackers que passaram por lá.

Melhores momentos do “Jogo do Século”, Fiesta Bowl de 1987 entre número 1 Miami e número 2 Penn State.

O primeiro caso de pedofilia apareceu em 1998 quando dois meninos disseram que foram tocados pelo treinador. A mãe foi conversar com Sandusky e a polícia do campus aparentemente ouviu a conversa mas nada aconteceu. Sandusky assumiu ter tomado banho com os meninos e pediu perdão a mãe.

Coincidentemente, ou não, Sandusky se aposentou em 1999 mas continuou coordenando escolas de verão para adolescentes no campus da faculdade. O que é ainda mais bizarro se ficaram sabendo do primeiro caso.

Em 2002, o técnico assistente Mike McQueary viu Sandusky molestando um garoto de 10 anos nos chuveiros da universidade e disse a Joe Paterno, que passou a informação ao diretor atlético Tim Curley que não notificou as autoridades.

Depois do assunto se tornar público no fim de semana, o diretor atlético Tim Curley e o vice-presidente Gary Schultz perderam os cargos acusados judicialmente de mentir e de não notificar os acontecimentos para a polícia.

Após sofrer inúmeras críticas, a lenda Joe Paterno, de 84 anos , que a 61 anos faz parte da comissão técnica de Penn State e desde 1966 está no cargo de técnico principal, disse que vai se aposentar após essa temporada.

Em uma nota Paterno disse: “Eu estou absolutamente devastado pelos desenvolvimentos desse caso. Eu prezo pelas crianças e pelas suas famílias e rezo pelo conforto e alívio deles”.

“Eu venho ao trabalho todo dia a 61 anos com um objetivo em mente: servir os melhores interesses desta universidade e aos jovens que estão sob meus cuidados. Eu tenho o mesmo objetivo hoje. É por isso que estou anunciando minha aposentadoria assim que acabar esta temporada. Não quero que a diretoria da faculdade perca um segundo discutindo sobre a minha situação. Eles tem coisa mais importante para fazer”.

Terminou dizendo: “Isso é uma tragédia . Gostaria de ter feito mais. Vou manter a minha responsabilidade com os jogadores e comissão técnica e terminar a temporada com dignidade e determinação e depois passar o resto da minha vida fazendo de tudo para ajudar essa universidade”.

O último jogo em casa de Penn State, que está em 12º no ranking  com 8 vitórias em 9 jogos será contra o número 19 Nebraska nesse sábado.
Paterno possui o recorde universitário de 409 vitórias na carreira e se estiver mesmo em campo no jogo contra Nebraska passará a ter o recorde de jogos treinados, hoje está empatado com Amos Alonzo Stagg com 548.

Sandusky está solto após pagar 100 mil dólares de fiança, mas se culpado do caso de pedofilia pode passar o resto da vida na cadeia.

About these ads
10 Comentários leave one →
  1. Igor Cometti Link Permanente
    09/11/2011 18:56

    Joe Paterno é uma lenda e infelizmente serviu de bode expiatório.

    • 09/11/2011 22:36

      Bode expiatório?!Sabes o significado deste termo?!…Não confunda ele ser competente(e é!) em seu trabalho com ser “inocente” , ou sequer ter carater , por favor , ele nem sequer se defendeu na carta , só lamentou , oque é no mínimo “estranho” , se eu , que sou uma pessoa correta , fosse acusado de pedofilia , creio que minha atitude MÍNIMA , seria me defender , não?!?!?!

      • Giovanni Link Permanente
        09/11/2011 23:14

        Joe Paterno não está sendo acusado de pedofilia não, Johnny. Joe Paterno é citado por ter sido (e ainda é) head coach do staff do qual Jerry Sandusky era coordenador defensivo naquela época. Por isso apenas lamentou em sua carta, já que não precisa se defender de nada, de nada está sendo acusado.

        Mas realmente ele também não é bode expiatório de nada! Ele decidiu se aposentar por vontade própria, apenas achou que era o momento propício para isso, ou a desculpa.

      • 11/11/2011 11:47

        ele realmente foi utilizado com bode expiatório no final das contas.

    • Luci Lacey Link Permanente
      24/06/2012 16:09

      Todos se calaram, se fizeram de besta, porque a vaidade foi grande, desmoronar uma fortaleza conquistada com luta … tentaram tapear .. esquecendo a dor das criancas e da familia, o Joe poderia ter sugerido a demissao do tecnico e abafado o caso … seria uma forma de remediar a situacao, mas deixar o cara la, continuando a safadeza com outros garotos … foi covardia.

  2. Mauro Medeiros Link Permanente
    09/11/2011 19:39

    Acho que o recorde é de 409 vitorias….

  3. Valentino Link Permanente
    10/11/2011 00:17

    Essa foto de Brian Bennett para a ESPN.com diz tudo:
    http://a.espncdn.com/photo/2011/1108/ncf_aquavivas_cr_300.jpg

  4. Valentino Link Permanente
    10/11/2011 02:06

    Caiu. A Penn State não esperou o fim da temporada e demitiu JoePa.

  5. 12/11/2011 12:23

    alguem da universidade caiu tbm? presidente? reitor? ou qualquer cargo similar?

Trackbacks

  1. Semana 11 do futebol universitário com 3 jogos ao vivo na ESPN HD « DIÁRIO NFL Sua dose diária de futebol americano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.255 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: