Pular para o conteúdo

Aprenda a jogar Fantasy Football

07/08/2012

Aprenda a jogar Fantasy Football

A popularidade dos Fantasy Games (Jogos Fantasia) cresceu muito nos últimos anos, e hoje em dia, podemos encontrar esses jogos praticamente sobre qualquer esporte. Futebol Americano, Baseball, Futebol Brasileiro (Cartola), Basquete, Copa do Mundo, Nascar, Formula 1, Golf , Surf e assim por diante.

Com a chegada da temporada da NFL, chega também a temporada de Fantasy Football. Vou explicar um pouco sobre esse jogo que começou a mais de 15 anos e virou febre aqui no Brasil entre os fãs do esporte a pelo menos 7 anos, você pode se divertir participando de ligas públicas ou criando uma liga própria com os amigos.

O que é um Fantasy Game ?

Fantasy Game é uma maneira dos fãs de esporte competir entre si para ver quem tem a melhor capacidade de gerenciar um time. O Fantasy Football é o jogo mais popular entre todos os esportes.

A primeira coisa a se fazer é coletar participantes. Se você estiver participando de uma liga pública o provedor achará os participantes da liga, se você estiver participando de uma liga própria, você mesmo tem que chamar os amigos . Cada liga geralmente tem entre 10 e 20 participantes.

Muitos sites têm sua própria liga fantasia de futebol americano, as mais populares são a da ESPN, Yahoo, Fox Sports e o próprio site da NFL. A minha favorita é a do Yahoo . É simples, porem bem feita, e as pontuações são feita de uma maneira, sem privilegiar nenhuma posição que deixa parecer que você esta realmente gerenciando um time de verdade.

Cada participante cria um elenco de jogadores, geralmente através de um Draft. Depois do elenco formado , você participa de uma competição entre os participantes. Geralmente head-to-head, isto é “homem contra homem“, você compete contra apenas um time a cada semana . As estatísticas são geradas e coletadas através da performance dos jogadores em uma partida real, portanto se o seu jogador for muito bem em uma partida da NFL, você também irá bem no seu time fantasia .

E assim vai, você pode fazer trocas entre times, dispensar jogadores, assinar jogadores durante praticamente toda a temporada.

Os times fantasia que forem melhor classificado, participam de um playoff, geralmente entre 4 ou 6 times.

Um time no final será declarado campeão .

Draft:

Cada site apresenta um ranking que deve ser levado em conta, já que os especialistas analisam a temporada passada e as projeções para esse ano . Mas você PODE e DEVE fazer o seu próprio ranking, levando em conta os seus palpites e suas projeções , mas não fuja muito do ranking do provedor, se não você vai acabar ficando com jogadores que você gosta, mas que são um abacaxi nesses jogos fantasia.

É muito interessante você analisar a opinião de diferentes sites. Mas lembre-se que cada site tem uma configuração de jogo diferente. Algumas dão mais importância ao QB outras ao RB, portanto cuidado . Leve mais em conta a opinião dos especialistas do seu próprio site .

Preste atenção .

O Draft pode ser ao vivo ou não . É mais legal se todos estiverem participando do Draft ao vivo, mas se você não estiver , não tem problema, o provedor geralmente faz um Draft bem decente e competitivo para você. A ordem do Draft é sorteado pelo próprio provedor.

Na maioria dos sites o Draft é feito dessa maneira

1ª Rodada:

  •  1º Time 1
  • 2º Time 2
  • 3º Time 3
  • 4º Time 4
  • 5º Time 5
  • 6º Time 6
  • 7º Time 7
  • 8º Time 8
  • 9º Time 9
  • 10º Time 10

2ª Rodada

  • 11º Time 10
  • 12º Time 9
  • 13º Time 8
  • 14º Time 7
  • 15º Time 6
  • 16º Time 5
  • 17º Time 4
  • 18º Time 3
  • 19º Time 2
  • 20º Time 1

3ª Rodada:

  • 21º Time 1 (…) E assim por diante.

Isso faz o Draft mais justo e mais competitivo . O time 1 escolhe na 1ª posição na primeira rodada, porem escolhe em ultimo na 2a. Não é necessariamente uma vantagem ser o 1o a escolher.

Todos os jogadores do ataque de qualquer time estarão disponível no Draft. E uma vez que um jogador foi escolhido, logicamente ele não pode ser mais escolhido por ninguém.

Por exemplo: Eu escolho o Adrian Peterson em 1º, você escolhe o Chris Johnson , o “Zezinho” escolhe o Peyton Manning, e assim vai.

O Draft dura geralmente 15 rodadas , dependendo da configuração da sua liga . Depois de criar esse elenco de 15 jogadores, você pode trocá-los , dispensá-los e contratar jogadores novos.

Alem desses 15 jogadores, você também pode ter um jogador na lista de machucados, portanto 16.

Dicas:

  • Preste atenção em jogadores vindo de lesões, eles podem acabar com o seu Draft ou salvar o seu time se tiverem uma boa recuperação .
  • Aposte sempre em um Rookie pelo menos, eles podem ser a surpresa que só você estava prevendo .
  • Selecione jogadores de times que você simpatiza, é complicado pegar um fã do Cowboys, torcendo contra o seu time , só porque ele tem o Michael Vick do Eagles no seu time. (ou não, assim você nunca perde; ou o seu time da NFL ganha ou o seu time fantasia ganha ) hahahaha
  • Na maioria das ligas é muito importante ter bons running backs. A diferença em pontos de um ótimo RB para um bom RB é grande, portanto fique esperto nos Top RB.
  • Faça um pré ranking dos top 50 jogadores de sua preferência, as primeiras 3, 4 rodadas são essenciais .
  • Faça uma lista própria com a ordem de sua preferência . Por exemplo fazer uma listinha em ordem dos seus QB de preferência, uma outra dos seus RB de preferência e assim vai.
  • No dia do D, faça um Draft balanceado, não deixe de esquecer nenhuma posição e acabar com 4 QBs no seu elenco por exemplo.
  • Procure listas de jogadores Sleepers (Surpresas) and Busters (Abacaxis).
  • A maioria dos exemplos que dei é de acordo com a liga de Futebol do Yahoo .

 Temporada:

A cada semana você joga contra um adversário. Você terá jogadores titulares e jogadores no banco, a cada semana você tem que escolher 1 QB , 2 RB , 3 WR, 1 TE , 1 Kicker , 1 Defesa, para ser o seu titular.

Quem fizer mais ponto no final do fim de semana ganha a partida. (Depende é claro da configuração da sua liga) Jogadores no banco não marcam pontos para você . Portanto você tem que ter o jogador certo naquela semana, observar principalmente o adversário do seu jogador aquela semana .

As vezes é melhor você colocar de titular o QB Alex Smith dos 49ers jogando contra o Lions do que Peyton Manning jogando contra o Patriots. Só um exemplo .

Geralmente você ganha 6 pontos por TD feito pelo jogador, a cada 50 jardas passadas você ganha 1 ponto, a cada 20 jardas corridas você ganha 1 ponto. A cada 20 jardas recebidas você ganha 1 ponto.

Kicker, 3 pontos no FG , 1 ponto para o ponto extra, ganhando bônus dependendo da distancia do FG.

Na defesa, são 2 pontos de sack, 3 de interceptação, 3 de fumble, e ganha bônus dependendo de quantos pontos você tomou.

Depende é claro da configuração da sua liga .

Depois de 13, 14 rodadas, dependendo do número de times, os 4 ou 6 melhores classificados participam de um playoff. Semifinal e depois final . No caso de 6 times, os 2 melhores não jogarão na primeira rodada dos playoffs.

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre Fantasy Football é só entrar em uma liga, preparar a sua lista para o Draft e partir para guerra .

Caso você queira deixar a sua dica ou qualquer informação que eu esqueci de escrever é só deixar o comentário. Deixe a sua dúvida que eu respondo.

Na quarta-feira abro inscrição para o nosso Fantasy do Diário.

About these ads
22 Comentários leave one →
  1. Nicolas Link Permanente
    07/08/2012 18:08

    Faz o fantasy do diario no fleaflicker. eu acho o melhor e mais simples pra mexer

  2. 07/08/2012 18:20

    Aguardando o fantasy do Diario NFL!

  3. matheus Link Permanente
    07/08/2012 19:23

    Se alguém criar uma liga da ESPN pode me convidadar ,chega de Yahoo

    • 17/08/2012 11:21

      tem uma com o nome: liga brasil
      entra lá o draft vai acontecer dia 01/09
      é só colocar o nome da liga na busca ela ira aparecer então voce entra que ela é publica
      blz
      é uma liga da ESPN

  4. Carlos Rocha Link Permanente
    07/08/2012 19:28

    Sempre dá muita gente… seria interessante, talvez, se pudesse criar algumas ligas de acordo com o time preferido, ou, pelo menos, dividir por divisão…

  5. 07/08/2012 21:42

    Pô o Danilo Muller temporada passada(MightyMighty Bengals 3-11) sumiu na nossa liga ajudando outros adversários na fase decisiva, assim não dá.

    • 08/08/2012 14:27

      Estou sendo bulinado por aqui hahaha Vcs não entenderam, fiz o Suck for Luck ano passado. ahhaha Joguei muitas ligas em 2011. Esse ano vou focar mais por aqui.

      • Igor Cometti Link Permanente
        08/08/2012 15:41

        Queria ir pra frente com Kolb de QB. hahahaha

  6. Mantovani Link Permanente
    07/08/2012 23:44

    Sou péssimo nestes tipos de jogos mas não vejo a hora de me arriscar pela primeira vez num fantasy da NFL! Espero não dar vexame…

  7. 08/08/2012 00:18

    Quem quiser jogar fantasy apostando uma graninha… tipo X por toda a temporada, eu topo!

    Luis

  8. Rafael K. Link Permanente
    08/08/2012 08:06

    Esse ano tbm participo !!

  9. Vinicius Link Permanente
    08/08/2012 11:14

    Danilo, vai ter survivor e pick’em esse ano de novo? Sao muito bacanas tbm.

  10. claiton Link Permanente
    08/08/2012 11:34

    Pô fantasy eh muito legal e totalmente imprevisível. Numa liga tinha Jamal Charles (3ª escolha geral) e se kebrou e Peyton Hillis (q merda!), mas contei com temporadas incríveis do Steve Smith, Gronk e da defesa do Texans. Num outro fantasy apostei no Megatron e no Tom Brady e msmo tendo um time fraco (na maioria medalhões q naum deram em nada) fui longe… acho q o melhor eskema eh ter um time equilibrado e apostar rodada por rodada…

  11. Mantovani Link Permanente
    08/08/2012 11:57

    O Fantasy vai ter draft ao vivo? Quando?

  12. 08/08/2012 14:19

    Quero participar! Como faço?

  13. NETO BOGAZ Link Permanente
    08/08/2012 14:25

    Pode contar que mais uma vez estarei aqui presente. e claro em busca do bicampeonato ja que fui o campeao ano passado qui no Diario NFL na Liga Mike Ditka com o poderoso Lizards Maximus o qual estara de volta esse ano

    Neto Bogaz Seahawks/Lizards Maximus

  14. 09/08/2012 14:13

    Danilo, será que tem como me colocar na mesma liga de uns amigos meus??? É a terceira vez que pergunto isso…

  15. Marcio Roberto Link Permanente
    10/08/2012 13:09

    Será a minha primeira vez jogando Fantasy. Vamos ver no que vai dá!

  16. Leandro Carvalho - Graham Boy + Drew Brees = jds + TD ! Link Permanente
    10/08/2012 17:58

    Desculpem a pergunta besta…é q nunca joguei…

    tackle não dá ponto nenhum p/ jogador de defesa???

    E é só 1 defensor por semana mesmo???

    Valeu…abrazzzzzzzzzzzzzz

Trackbacks

  1. Fantasy Football Diário NFL 2012 – Inscrições « DIÁRIO NFL Sua dose diária de futebol americano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.255 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: