Pular para o conteúdo

Terça-feira Gorda: Chutar um punt em 4ª descida ou não

12/09/2012

Terça-feira Gorda: Chutar um punt em 4ª descida ou não

A alguns anos li um texto sobre a interessante teoria criada por David RomerUniversidade de Berkeley, de que um time quase nunca deveria chutar um punt em quarta descida e buscar sempre uma primeira descida.

De acordo com as estatísticas encontradas e pesquisas feitas por Romer, a recompensa de tentar uma primeira descida é muito maior do que os riscos em não conseguir.

Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Esse artigo voltou a ser comentado após a rodada dupla do Monday Night Football.

Na segunda-feira, o treinador do Oakland Raiders Dennis Allen poderia ter seguido essa estratégia ao invés de ver o seu long snapper reserva e punter errando 3 punts seguidos, acabando com as chances de uma vitória do Preto e Prata.

O treinador da Pulaski Academy Kevin Kelley acreditou na estratégia e se deu bem. Apesar de ouvir vaias da própria torcida quando ia para uma 4ª descida ao invés de fazer o punt em situações comuns de chute, o time continuou fazendo, e no final da temporada, a torcida se empolgava quando o o ataque permanecia em campo em uma 4ª descida. Depois de uma temporada 9-2-1, Kelley disse que foi uma questão de todos acostumarem.

A pesquisa de Romer leva em conta a importância de chutar ou tentar uma primeira descida em diferentes circunstâncias,  compara e determina o que fazer dependendo do local do campo e o que os times realmente fizeram.

Romer chegou a conclusão de que o número de pontos feitos ou sofridos  é praticamente o mesmo nos momentos seguintes a essa jogada crucial, e já que essa decisão é tomada instintivamente pelo treinador, vale a pena tentar conquistar uma primeira descida.

Confira o artigo completo de David Romer.

De acordo com as conclusões de Romer, os times devem sempre tentar  uma primeira descida quando for uma 4ª descida para menos de 4 jardas e estão em seu próprio campo.

Após a marca de 45 jardas do campo adversário, o time deve tentar uma primeira descida quando for uma 4ª para  menos de 6,5 jardas, e na marca de 33 jardas, o time deveria tentar uma primeira descida se for uma 4ª para até 9,8jardas.

Depois das 33 jardas, esse número diminui porque  acaba sendo mais interessante chutar um field goal ao invés do punt. Na marca de 21 jardas, o time ainda assim deveria tentar a 1ª descida em situações de 4,4 jardas ou menos.

Romer também afirma que à partir da marca de 5 jardas, o time sempre deveria tentar marcar o touchdown.

A recompensa é bem maior do que o risco, vale sempre a pena.

Acredita na teoria de Romer ? Gostaria de ver o seu time brasileiro ou da NFL fazendo isso ?

About these ads
26 Comentários leave one →
  1. Nícolas Link Permanente
    12/09/2012 22:57

    Acho melhor ir pro punt. Por exemplo, se o time está na linha de 50 jardas e vai pro punt, o outro time recebe a bola na linha de 10 jardas e a defesa consegue parar o ataque sem nenhum first down ou até com dois first downs, esse time vai receber a bola numa boa posição. Não é um risco que valha tanto a pena assim.

    • Danilo Muller Link Permanente*
      13/09/2012 10:24

      Nicolas, o criador da tese viu que o time adversário marca o mesmo numero de pontos se vc chuta o punt ate as 10 jardas do campo adversário ou tenta uma 4a descida. Vale a pena o risco.

      • Guto Michel Link Permanente
        13/09/2012 17:28

        Sei não. Depende muito.
        Danilo, nos números que ele apontou, sempre no campo do adversário a partir das 45 jardas, eu iria pro field goal.

  2. 12/09/2012 23:01

    O problema é que na NFL tem toda a pressão extra da torcida, dos donos das franquias, da mídia, além do nível das defesas ser outro. Se o coach começa a arriscar e acaba sofrendo algum revés decisivo no resultado da partida, os críticos vão começar a voar, o medo dos técnicos é maior no big stage da NFL. Quem sabe algum dia vão começar a arriscar mais, mas não vejo isso acontecendo por enquanto. Embora, em algumas situações, os times sejam conservadores demais em 4th & short em posições decentes de campo em certas situações, na minha visão.

  3. 13/09/2012 00:35

    Eu sou a favor de que nas 4th&5 pra baixo o punt não fosse permitido. Desde que fosse da linha de 35-40 jardas pra frente.

  4. Mano Corinthiano Link Permanente
    13/09/2012 01:27

    O legal no caso do MN foi que, no último dos punts errados, os Raiders deixaram de tentar uma 4th&1 bem no meio do campo, já no final, com medo de deixar os Chargers em posição pra liquidar a fatura. Ai os caras vão e me fazem aquela cagada kkkkkkkkk. Era melhor arriscar a 4ª descida mesmo. É duro torcer pra time ruim.

    • Roberto Costa Link Permanente
      13/09/2012 11:41

      Nem foi legal , foi ridiculo como os Raiders

      • Mantovani Link Permanente
        13/09/2012 12:16

        Sem querer se intransigente, mas tá na hora do Danilo começar a exercer moderação sobre usuários inconvenientes. Não necessidade de ofensas gratuitas…

  5. Roberto Costa Link Permanente
    13/09/2012 11:33

    Pessimo texto , pensava que Danilo estava acima dos seus concorrentes porem a cada dia ele esta pior . Procure emprego como cordenador de Long Snappers porque dono de site sobre NFL não da mais

    • Leandro Carvalho - Ok...Que venha o Cam Newton! Link Permanente
      13/09/2012 12:22

      Cara…tu é muito chato…

      Faz um site só teu e abre a concorrência cara…

      Esse aqui é um dos – se não for o – sites mais visitados do brasil sobre FA.

      O Danilo é um cara q manja…se bem me lembro já viveu um pouco de FA lá nos States…Faz um trabalho super legal pra galera interessada no esporte e que não tem acesso a informação em português (eu me viro no inglês, mas não são todos que se viram…) sobre FA…
      Procura aí um site sobre NFL q seja tão visitado e atualizado com tanta frequencia como esse aqui… Não vai achar.
      Olha o nosso Fantasy…tem mais de uma dezena de ligas…
      Acho q a galera tá satisfeita…

      Tu só sabe zuar e reclamar cara…
      Dá um tempo…
      Dá algum pitaco legal aí…como aquele q os outros times deviam ter textos assim como Raiders…foi a coisa mais decente q tu postou.

    • Mantovani Link Permanente
      13/09/2012 12:22

      Pq vc não nos faz o favor de nunca mais acessar o site e não comentar mais as notícias.

    • Danilo Muller Link Permanente*
      13/09/2012 13:36

      Vc é um cara de visão Roberto, já trabalho como coordenador de long snappers, entre outras coisas. Obrigado por mais uma análise inteligente e perspicaz do artigo.

    • joao arêas Link Permanente
      13/09/2012 15:07

      Desde o superbowl da temporada 2008/2009 vejo FA, mas não sabia direito regras e por isso não entendia o jogo. Fui aprendendo pela espn, mas só após descobrir este site é que realmente passei a entender e acompanhar os times. Não sou de comentar, pois ainda acho que tenho muito que aprender, mas gostaria de parabenizar o seu trabalho Danilo.

    • Leonardo Batista Link Permanente
      13/09/2012 17:04

      PS: o Danilo não precisa procurar emprego porque já é o técnico so São Paulo Storms e da Seleção Brasileira de FA. precisa de mais alguma coisa ou já está bom?!?!?

  6. Fernando Lino Link Permanente
    13/09/2012 12:19

    Sempre pensei assim, apesar de achar alguns exageros como “desperdiçar um field para tentar um touchdow”, mas quando vc ta na metade do campo, não tem pq chutar um punt se é uma conversão pequena. Obviamente as coisas mudam de acordo com a capacidade do time, um GB,NE,DEN(bons ataques), deveriam tentar mais vezes a 4th, assim como um time como Baltimore ou Bears(boas defesas) podem tentar menos e fazer o punt, já que existe maior chance de suas defesas recuperarem a posse de bola.

    • Leandro Carvalho - Ok...Que venha o Cam Newton! Link Permanente
      13/09/2012 12:23

      Pode crer…tivemos um bom exemplo disso no domingo.

      Drew Brees passou p/ Lance Moore, fez um lindo TD…em uma quarta e quase 10jds…

    • Mano Corinthiano Link Permanente
      13/09/2012 14:38

      O esquema pra mim é esse mesmo, além de levar em conta a qualidade do seu punter. Se o cara tiver a manha, vale a pena fazer o punt pra deixar o adversário com as costas na parede, mesmo que vc não tenha uma defesa tão boa quanto a dos Ravens..

      • Lucas Meneghel Link Permanente
        14/09/2012 14:27

        Isso de levar en conta o punter, acho q n é nem tanto o punter, mas sim o ST, pq o Lechler não é ruim, o ST dos Raiders é

    • Normandia - C´mom Pats Link Permanente
      14/09/2012 08:24

      Concordo com sua opinião, ataques explosivos poderiam ousar mais e grandes defesas tem mais vantagem jogando a pressão, principalmente em times com ataques previsíveis

    • 14/09/2012 15:36

      Boa Fernando!
      Realmente depende do trabalho e enfoque de cada franquia! Se tiver confiança de recuperar a bola com uma boa posição de campo, vale a pena o punt.

      A pesquisa é realmente interessantíssima, e logo logo um time da NFL vai adotar, se não for para vencer, ao menos para ganhar alguma mídia.

  7. 13/09/2012 16:16

    É legal quando alguém vem e trás um argumento fundamentado sobre algo sobre o qual vc já pensou antes. Sofri muito com o pragmatismo de Bill Bilichick chutando 4 para 1 quando dava para tentar o primeiro down. Danilo, por favor envie este texto para o BB, o endereço porém eu não tenho.

    • Leonardo Batista Link Permanente
      13/09/2012 17:06

      E quando o BB tentou arriscar uma 4th pra 02 em cima dos Colts, aew não deu certo e o time perdeu numa das maiores viradas que já, talvez seja trauma Ivan!! kkkk

    • 14/09/2012 01:28

      BB é um dos treinadores que mais arriscam, as vezes acho até q ele arrisca demais, a do colts eu achei certo a tentativa, mas no jogo de playoff contra o jets em 2011 que tentaram um punt fake, pqp. matou o time de vez.

  8. Leonardo Batista Link Permanente
    13/09/2012 17:14

    VOu ser sincero, não li o artigo porque meu inglês é frajuto pra caramba!!! Mas tive a curiosidade de abiri o link e me deparei com várias gráficos e tal mostrando fundamentação do que o autor quis dizer.

    E considerando o que o Danilo falou, não eh em qualquer local e qualquer hora que voce deve tentar a 4th descida, ms em momentos específicos e sinceramente vale a pena, se não em todos, mas em boa parte deles!!! Lógico que depende do placar e do momento do jogo, mas, por exemplo, vai me dizer que o onside kick não foi a base da vitória dos Saints no SB contra os Colts… aquilo mudo o jogo kra!!

    Tentar uma 4th também tem esse poder psicológico e surpreendente. É claro que como o técnico lá escreveu, você nao vai tenta “do nada”, e sim colocando na mentalidade dos jogadores que se trata nao de 03, mas de 04 possibilidade de 10 jardas e com o tempo se torna algo natural… Isso acaba influenciando até na prórpria pressão, nas escolhas da defesa entre uma série de fatores. Pq, por exemplo, um coordenador de defesa numa terceira deve ficar pensando “vou mandar blitz agora numa 3th pra 8 pra q se eles devem tentar a 4th? vou aguardar a próxima jogada!” e aew o QB, sem pressão, vai law e consegue as jardas!!!

    Enfim, é algo interessante a se pensar e propor!!!

  9. 14/09/2012 00:16

    1o. O Danilo é o “cara” no que diz respeito ao FA no Brasil. Tem definitivamente o melhor site e deveria ser chamado para comentar na TV a cabo com mais frequência.
    Entende muito, não enrola e tem inteligência pra passar o conteúdo para leigos de forma responsável e didática.

    2o. O texto é válido, mas o que acontece é a NFL não é Futebol Universitário, aqui 4as descidas não tem tanto exito em razão do nível das defesas!

  10. Felipe Lorenzette Link Permanente
    15/09/2012 00:04

    Isso depende muito da situação, do placar, do tempo. Eu acho que os times deveriam ser menos conservadores na maioria das vezes.

    Mas você Danilo, como treinador oque faria?

Deixe uma resposta