Skip to content

Terça-feira Gorda: Sem respeito aos árbitros, está virando futebol

18/09/2012

Terça-feira Gorda: Sem respeito aos árbitros, está virando futebol

Perderam o respeito aos árbitros da National Football League.

Enquanto o locaute dos árbitros continua, com a Associação de Árbitros da NFL querendo melhores salários e uma condição de trabalho melhor, para o desenvolvimento da própria profissão, os jogos da NFL estão sendo apitados  por árbitros substitutos, vindo em sua grande maioria de pequenas divisões universitárias ou colegiais.

Logicamente os erros vem acontecendo com frequência, não que com “os profissionais” esses erros não existiam, mas o número aumentou pela falta de experiência em grandes jogos, falta de entrosamento dos 7 árbitros e diferença de regras entre o futebol americano amador e o profissional.

Tentando acertar, os árbitros se reúnem com mais frequência para tomar decisões e muitas vezes conferir regras e punições,  deixando o jogo bem mais demorado como vimos no Monday Night Football de ontem. Sem falar nos inúmeros desafios dos treinadores em jogadas cotidianas.

Mas reclamar disso, como diria o ditado “é bater em bêbado”, muito fácil.

Estou preocupado com outro ângulo da história.

Treinadores e jogadores perderam o respeito pelos árbitros, estão sempre batendo boca, reclamando, entrando em campo, xingando veemente as zebras e causando confusões e brigas raramente vistas no campo de futebol americano.

Perderam o respeito pelos árbitros, virou futebol, querem ganhar no grito e isso mudou a dinâmica do jogo.

No futebol americano, como no rugby, sempre foi exigido um grande respeito aos árbitros e de volta aos treinadores e jogadores. Muitas vezes o treinador exige  explicação de uma jogada, mas na grande maioria das vezes, com respeito.

Árbitro Nigel Owens:

” A regra é clara …Eu acho que nós não nos conhecemos, mas eu sou o árbitro da partida, não você, faça o seu trabalho que eu faço o meu,  se eu ouvir você gritando mais uma vez sobre qualquer coisa você será penalizado, isso aqui não é futebol, está claro?”.

Não existe respeito pelos árbitros substitutos, e os pressionando a todo tempo, só está piorando a situação. Acho que acabam errando ainda mais.

Não que eles saibam como funcionam o futebol, mas você vê muito time de futebol ganhando assim (ainda mais no Brasil), e é isso que está começando a acontecer com a NFL.

A culpa não é apenas dos árbitros substitutos, mas torço para que os árbitros da NFL voltem rapidamente, antes que o jeito do jogo mude de vez.

O que achou da Terça-feira Gorda de hoje ? Concorda ?

About these ads
9 Comentários leave one →
  1. 18/09/2012 11:15

    Discordo pela primeira vez. Em ambos os casos o problema é técnico, aqui (futebol) por descaso e lá (NFL) pra economizar milhões em bilhões. Conversam com qualquer árbitro do mundo, Doc Rivers é o maior exemplo disso e ninguém diz que na NBA se ganha na conversa….

  2. ivan permalink
    18/09/2012 15:19

    É covardia fazer o que o Fox fez ontem no MNF. Sabendo tratar-se de um substituto, ofendeu-o com uma valentia que não exibe contra os juízes tradicionais. Seu time levava uma surra e ele, com sua atitude, tentava passar a idéia de que a derrota se devia a erros de arbitragem. Não se pode perder o respeito. Não gosto de homens que mudam de tom diante de uma situação, porque mudou o nível de poder ou força física de seu interlocutor. Isso tem nome.

  3. Luis Santos permalink
    18/09/2012 16:20

    Assistindo o jogo ontem, guardada as devidas proporções , se pareceu com jogos que acontecem aqui, muitos de nos reclamamos em pesquisas que os jogos aqui ficavam muito tempo parado por conta da arbitragem ser confusa e precisar se reunir em quase todos os lances de falta , deixando o jogo chato e muito parado, pois é ontem aconteceu mais ou menos isso e lembrei dos primeiros jogos aqui no Brasil quando nossos árbitros eram inexperientes e inseguros. Como disse o HC do Ravens sobre o Flaco , digo sobre a Arbitragem, pay the man!!!

  4. Denis Martinho permalink
    18/09/2012 16:57

    Danilo, eu entendo sua preocupação, pois é exatamente uma das coisas que mais me irrita no futebol aqui. Mas acho que ainda é cedo. Os árbitros oficiais irão voltar mais cedo ou mais tarde e, consequentemente, o respeito também voltará. É óbvio que, vendo o despreparo dos substitutos, os times tentarão tirar proveito, mas os oficiais possuem muito conhecimento sobre as regras e aí não vai ter choradeira. O problema do soccer é que nem mesmo os árbitros oficiais são bons, por isso todo mundo monta em cima…

  5. Ricardo Aguiar permalink
    18/09/2012 18:17

    Concordo plenamente com a Terça-feira Gorda. O problema do locaute dos árbitros vai muito além de erros de marcação em campo. Como já apontado no texto, outras questões são a do ritmo do jogo, diversas vezes retardado devido a conferências de árbitros perdidos em campo, e também a crescente perda de respeito de jogadores e técnicos para com as zebras.

    Aproveito para levantar ainda outra questão: a segurança dos jogadores em campo. Digo isso pois a própria Assocciação dos Jogadores da NFL (NFLPA) enviou uma carta para a NFL pedindo o retorno imediato dos árbitros oficiais devido a preocupações com segurança em campo. O medo é o de que, cedo ou tarde, as inexperientes zebras reservas percam o controle de uma partida.

    E sempre é bom lembrar que os árbitros oficiais pedem um aumento de 16.5 milhões de dólares para as próximas 5 temporadas, ou seja, 3,3 milhões de dólares a mais por temporada. A receita aproximada da NFL é, atualmente, de 9,3 bilhões de dólares por ano.

    Também torço para que a liga perceba todos os danos que estão sendo causados aos espetáculos que são os jogos da NFL, suas graves conseqüências e que o prejuízo de não pagar os árbitros oficiais será maior do que o prejuízo de pagá-los.

  6. Fernando permalink
    18/09/2012 18:19

    O que significa harbaugh bowl

  7. Vincius Remorino permalink
    18/09/2012 22:18

    Uma das coisas bacanas do rugby é essa parte de que apenas o capitão do time fala com o árbitro, tanto que no vídeo, se não me engano, o juiz chamou o jogador que estava reclamando e o capitão pra conversar – esquerda e direita, respectivamente.
    No football acho que o maior problema é a inexperiência (e obviamente, como já comentaram, técnicos e jogadores se aproveitam disso) e na bola redonada é o desleixo de todos e a falta de disciplina e educação dos jogadores.

  8. Roosevelt permalink
    18/09/2012 22:22

    Danilo, eu acho que você não precisa atacar nosso futebol pra justificar a palhaçada que está acontecendo na NFL, até porque é por causa do nosso futebol que existe o campeonato de futebol americano no Brasil( Péssimo por sinal).
    Entendo sua preocupação mas não ataque nosso futebol, até porque por mais que muita coisa precise ser melhorada no futebol ainda assim ele é muito mais lindo do que qualquer campeonato de futebol americano.
    Abra a cabeça!

  9. Vincius Remorino permalink
    18/09/2012 22:44

    Falei, falei e não disse nada… Ou seja, uma alternativa legal, mas só uma de muitas mudanças que podem ou devem ter é essa parte do capitão fazer o intermédio respeitoso entre o juiz e o time.
    Mas o que o Denis disse é verdade, uma hora os profissionais vão voltar e tudo voltará ao normal. E num futuro esses substitutos serão os profissionais, dessa vez com respeito e tudo o mais, como um ciclo.
    Claro que isso não muda o fato de que os juízes também poderiam ter sido um pouco mais bem preparados. Isso ta acontecendo desde outubro passado e o preparo dos juizes também, então….. alguma falha existe nessa parte…
    O resto é mais educação e compreenssão que as pessoas podiam ter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.533 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: