Skip to content

Regras

LIVRETO DE REGRAS  DA NFL

O livro de regras da NFL é um livro complexo que mostra detalhadamente todas os lados e regras do jogo, o site da NFL apresenta um livreto mais simples, porém completo, para melhor entendimento do jogo.

Ele ainda não foi traduzido para o português por ser extremamente extenso e porque as regras usadas no futebol americano brasileiro não são as mesmas da NFL. Livreto de Regras da NFL (Em inglês).

No Brasil usamos as regras da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) que são baseadas nas regras do futebol universitário americano (NCAA).

A AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) criou o Livro de Regras do Futebol Americano de Grama no Brasil (Em português) .

___________________________________________________________________

GUIA PARA INICIANTES EM FUTEBOL AMERICANO

O futebol americano é um esporte jogado por 2 times com 11 jogadores em campo cada um. O time que tem a posse de bola é chamado de time de ataque (ofensivo) e a intenção desse time é avançar pelo campo através de corridas ou passes até cruzar a linha de gol e chegar a uma área chamada end zone (zona final) .

O time adversário é chamado de time de defesa (defensivo) e tenta parar o time de ataque e retomar a posse de bola . Quando o time de ataque marca pontos ou perde a posse de bola, os times invertem os papeis . O time A, por exemplo, se estiver com o time de ataque em campo e perde a posse de bola, entra na próxima jogada com o time defensivo, e assim por diante até o final dos 4 quartos .

O Campo

O campo tem 100 jardas de longitude e 53 jardas de largura (1 jarda tem 91,44 cms) . Linhas brancas demarcam o campo de 10 em 10 jardas para melhor visualização de todos. Marcas menores demarcam o campo de 1 em 1 jarda . Existe no final de cada campo uma área adicional chamada de end zone que possui 10 jardas cada . Um time marca pontos quando atravessa a end zone correndo com a bola ou quando alguém recebe a bola dentro dela .

Tempo

Os jogos da NFL tem 4 quartos de 15 minutos, com um intervalo de 12 minutos no meio do jogo . Intervalos menores de 2 minutos acontecem entre o 1o e 2o quartos e entre o 3o e 4o quartos. Os time invertem a posição de campo a cada fim de quarto .

O 1o e o 3o quartos começam com um kick off, isto é um chute inicial para que aconteça o retorno corrido do time adversário . Já no começo do 2o e 4o quartos o time mantêm a posse de bola do período anterior .

O time de ataque tem 40 segundos para começar a próxima jogada depois do fim da jogada anterior. Ele é penalizado caso não o faça .

O tempo principal só para quando existe um passe incompleto, o jogador sai de campo com a posse de bola ou existe uma penalidade na jogada . O tempo só recomeça quando o juiz recoloca a bola no lugar correto para o começo da próxima jogada .

A posse de bola no começo do jogo é decidido através de um cara ou coroa, o time que começar recebendo o chute inicial (kick off) no 1o quarto, terá que começar o 3o quarto chutando o kick off .

Em caso de empate no tempo normal, existe uma prorrogação de 15 minutos com as mesmas regras, o time que marcar pontos primeiro ganha o jogo .

Os Jogadores

Cada time possui 3 unidades diferentes, o time de ataque (ofensivo- time que tem a posse de bola) , o time de defesa (defensivo) e os times especiais que só entram em campo em situações de chute (kick offs, Field goals e punts) . Cada time vai ter sempre 11 jogadores em campo . O futebol americano é um esporte que demanda muita especialização de posição, portanto cada jogador da NFL joga apenas em uma unidade e geralmente exerce apenas uma função em campo.

Começando o jogo

Uma partida começa sempre através de um chute inicial (kick off) . A bola é colocada em pé em um apoiador na marca de 30 jardas do campo do time defensor, e um chutador (kicker) chuta a bola para o time de ataque adversário . Um jogador do time adversário vai tentar agarrar a bola e retornar o mais longe possível. No ponto onde esse jogador for parado ou sair de campo vai ser o ponto onde vai começar a campanha de ataque . Quando esse jogador recebe a bola na endzone (zona final) ele pode decidir correr com a bola ou ajoelhar-se . No caso do jogador se ajoelhar , a campanha começa na marca de 20 jardas .

Primeira descida

Todo progresso no futebol americano é medido através de jardas. O time de ataque tenta ganhar o máximo de jardas possível tentando alcançar a End Zone (Zona final) adversária . Para começar cada campanha, o time de ataque possui 4 tentativas para avançar 10 jardas, quando o time tem sucesso fazendo isso ele alcança o primeiro down (primeira descida), isto é, ele ganha mais quatro tentativas para avançar mais 10 jardas e assim vai.

O primeiro down também é conhecido como 1a descida . Quando um time começa a campanha a denominação usada é que o time está na 1a descida (1o down) para 10 jardas, se nessa primeira jogada o time avança 6 jardas, a denominação da próxima jogada é 2a descida para 4 jardas, e assim por diante .

Se o time não avançar 10 jardas em 4 tentativas ele perde a posse de bola, portanto o time de defesa não só tenta evitar que o time ofensivo chegue na End Zone, mas também tenta evitar que eles avancem 10 jardas .

Quando o time ofensivo alcança a 4a tentativa sem conseguir a 1a descida, para evitar que ele perca a posse de bola naquele ponto do campo, o time tem a possibilidade de chutar um punt, isto é um chute tipo balão para que o time adversário ganhe a posse de bola longe daquele lugar, no outro extremo do campo.

Avançando com a bola

Toda jogada começa com um snap, isto é, o jogador do centro da linha ofensiva passa a bola por baixo das pernas para o quarterback, que é o cérebro da equipe, que executa a jogada previamente combinada na conferência (huddle) . Existem duas maneiras de avançar:

  • Jogo corrido: o quarterback dá a bola para o corredor que avança com a bola pelo chão tentando desviar dos defensores, ou
  • Jogo aéreo: acontece quando o quarterback se posiciona em posição de arremesso tentando achar algum recebedor livre para o passe . Quando esse passe é completo se chama é claro de passe completo quando não, se chama de passe incompleto .

O quarterback também pode correr com a bola . Na maioria das vezes é o quarterback que faz o passe, mas o time ofensivo pode fazer uma jogada truque onde outro jogador faz o passe .

O Tackle

A defesa previne o avanço do atacante tentando o colocar no chão, quando o atacante que tem a posse da bola encosta pelo menos um joelho no chão quer dizer que o jogador foi derrubado, o jogador da defesa fez um Tackle . Uma jogada também termina quando o jogador com a bola sai de campo .

Pontuação

O objetivo do jogo é marcar pontos e existem 4 maneiras para isso acontecer .

  • Touchdown (TD)- Vale 6 pontos

O Touchdown (TD) é a maneira de marcar mais pontos em uma só jogada, um TD vale 6 pontos. Acontece um TD quando o jogador com a posse de bola passa pela linha de gol e chega na endzone, ou quando o jogador recebe a bola dentro da endzone (com os 2 pés dentro de campo) . Existem outras 2 maneiras mais incomuns de acontecer um TD, quando um jogador do time de ataque perde a bola na sua própria endzone e é recuperada pela defesa dentro da endzone, ou quando um kick off é chutado e algum jogador do time recebedor não encosta na bola e um jogador do time chutador recupera a bola na endzone. Mas são raras essas jogadas acontecer.

  • Ponto extra ou Conversão de 2 pontos – Vale 1 ou 2 pontos

Imediatamente após o touchdown, existe uma jogada bônus, a bola é colocada na marca de 2 jardas e o time de ataque tem 2 opções , chutar um chute de campo (Field Goal) valendo 1 ponto ou fazer uma jogada normal de campo (corrida ou passe) valendo 2 pontos se marcar o mini TD . Geralmente os times chutam o chute de campo, que é mais fácil e praticamente garantido, a conversão de 2 pontos geralmente só é tentada no final da partida quando o time precisa de 2 pontos para empatar ou vencer a partida .

O Ponto Extra é também conhecido em inglês como Point After Touchdown (PAT)

  • Chute de campo (Field goal)  - Vale 3 pontos

Quando o ataque não consegue atingir a Endzone, o time pode tentar um chute de campo (field goal). Esses chutes valem 3 pontos . Ele pode ser tentado de qualquer área do campo , mas são geralmente tentados apenas quando estão no campo adversário após a marca de 40/45 jardas . Para o chute valer, a bola tem que passar pelo meio do Y que fica no final da endzone . Para um field goal valer o snap tem que ser passado para trás e a bola tem que tocar no chão antes do chute, por isso foi criado o holder, o jogador que segura a bola para que o kicker execute o chute sem problemas. A defesa faz de tudo para bloquear ou atrapalhar o chute .

A distância de um FG é calculada assim: Vamos imaginar que a 3a descida parou na marca de 25 jardas, portanto a 4a tentativa começara ali. O holder fica posicionado a 7 jardas da linha de scrimmage . Não se pode esquecer que o Y fica no final da endzone, portanto a 10 jardas da linha de gol. É só somar 25 jardas (posição em campo) + 7 jardas (holder) + 10 jardas (Endzone) = 42 jardas. Portanto quando um time começa a jogada de chute na marca de 25 jardas está realmente chutando um chute de campo de 42 jardas .

O recorde da NFL é de um chute de 63 jardas.

  • Safety - Vale 2 pontos

O Safety vale 2 pontos. Um Safety acontece quando um jogador do ataque que está com a bola é derrubado na sua própria endzone.

Turnovers

Quando um time está tentando avançar com a bola , o time pode acidentalmente perder a posse de bola dessas 2 maneiras:

  • Fumble

Quando um atacante tenta avançar com a bola e deixa a bola cair, acidentalmente ou forçado por um oponente, ele causa um Fumble . Qualquer jogar que está em campo pode recuperar a bola obtendo a posse da mesma .O time que recuperar a bola terá ou manterá a posse da bola .

  • Interceptação

Um defensor pode ganhar posse da bola interceptando um passe, isto é receber um passe que era designado para um atacante .

Tanto em um fumble quanto em uma interceptação, o defensor pode correr com a bola até a endzone para um Touchdown.

Os dois lados do jogo

Ataque

O time que tem posse de bola é chamado de Time de Ataque, apenas o quarterback, running backs, wide receivers e tight ends podem ter a posse de bola . O quarterback é o líder do time e comanda o ataque . Alem de fazer os passes, ele organiza cada jogada de ataque .

Jogadores de Ataque:

  • Quarterback (QB) : O cérebro do time, responsável pela organização das jogadas ofensivas, faz passes e distribui as bolas .
  • Center (C ): O jogador que faz o snap (passa a bola para trás por baixo das pernas) e depois bloqueia os defensores .
  • Guards (OG): Jogadores que ficam ao lado do center e são responsáveis por bloquear defensores vindo pelo meio, proteger o QB e abrir espaço para uma corrida .
  • Tackles (OT) : Jogadores que ficam ao lado dos guards e são responsáveis por bloquear defensores vindo pelos lados e proteger o QB e abrir espaço para uma corrida .
  • Running Backs (RB): Jogadores que se posicionam atrás, ou ao lado do QB e são geralmente os responsáveis por correr com a bola . Mas também podem receber passes.
  • Wide Receivers (WR): Jogadores que se posicionam nas laterais do ataque e são os responsáveis por receber passes.
  • Tight End (TE): Jogadores híbridos, podem tanto funcionar como bloqueador como um recebedor de passes, se posiciona ao lado do Tackle .

Defesa

O objetivo da defesa é parar o ataque adversário e recuperar a posse de bola para o seu time.

Jogadores de Defesa:

  • Linhas de Defesa (Tackles e Ends) (DT e DE): Jogadores que se posicionam na frente dos guards e tackles adversários e tentam parar o jogo corrido e atrapalhar os passes do quarterback . São os maiores jogadores da defesa .
  • Linebackers (LB): Jogadores híbridos, ficam posicionado a algumas jardas atrás da linha e são responsáveis tanto por parar o jogo corrido, quanto os passes curtos.
  • Cornerbacks e Safeties (CB e S) : Jogadores rápidos e atléticos que são responsáveis por marcar os wide receivers e anular o jogo aéreo do ataque .
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 10.466 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: