Patriots e Giants voltam a se enfrentar no Super Bowl 46

Imagem ESPN

Patriots e Giants voltam a se enfrentar no Super Bowl 46

Quatro anos depois New York Giants e New England Patriots se encontram novamente no Super Bowl, com algumas semelhanças e várias diferenças a partida anterior.

O New York Giants mais uma vez chegou aos playoffs cambaleante, depois de um grande começo de temporada (6-2), o time perdeu 4 seguidas e teve que vencer o Dallas Cowboys na última partida pra garantir classificação.

Assim como naquela temporada 2007-2008, o time cresceu nos playoffs e venceu alguns favoritos fora de casa como o campeão Green Bay Packers e o San Francisco 49ers.

A semelhança daquele ano é a agressividade da linha defensiva que possui algumas peças daquele time campeão do Super Bowl Osi Umenyiora e Justin Tuck por exemplo e sangue novo de Jason Pierre-Paul que causou desespero em todas as linhas de ataque e não será diferente no Super Bowl.

Uma diferença enorme é a mudança completa no estilo de ataque que passou a ser  um time que passa antes de correr. Em 2007 apesar de ter jogado muito nos playoffs e principalmente no Super Bowl, Eli Manning era o elo fraco do ataque. Com a experiência e confiança conquistada, Eli passou a ser “o cara” desse time, distribuindo bem a bola e sendo super eficiente em passes curtos e longos principalmente para Victor Cruz que se tornou rapidamente uma arma letal.

O jogo corrido continua sendo com Ahmad Bradshaw e o trator Brandon Jacobs que tem agora um papel secundário, mas tiram vantagem das defesas que estão de olho no jogo aéreo. A dificuldade em converter terceiras decidas curtas pode ser um problema para o time.

O New England Patriots chegou ao Super Bowl 42 invicto e com um peso e responsabilidade enorme de ser o primeiro a vencer assim, mas não conseguiu a vitória que mais contava.

O time era praticamente perfeito, muitos veteranos na defesa que vinham do tricampeonato do Super Bowl, Tom Brady tendo sua melhor temporada, Randy Moss sendo a principal arma e Wes Welker como válvula de escape.

Mas não foi o suficiente, não naquele dia.

Poucos restaram daquele tricampeonato, e mesmo não tendo uma temporada perfeita, o time teve a melhor campanha da Conferência Americana.

No ataque, o  Patriots tem um pequeno núcleo de veteranos como o próprio Brady, o linha ofensiva Matt Light e Wes Welker que tem agora a função de principal recebedor do time e mais um renovado elenco com dois tights ends que tranformaram a maneira de jogar da equipe, Aaron Hernandez e Rob Gronkowski, que bateu quase todos os recordes de tight ends em 2011, mas chega ao grande jogo com lesão no tornozelo e ainda é dúvida, para os outros, deve jogar mesmo sem uma perna.

No backfield, a firma, BenJarvus Green Ellis está em seu 4º ano e ainda não cometeu um fumble em sua carreira na NFL (bate na madeira torcedor do Patriots). É perigoso correndo com a bola e recebendo passes curtos.

Um gigante adormecido é Chad Ochocinco, que decidiu sair de Cincy onde era o jogador principal, para jogar em um time vencedor e vai realizar o sonho em jogar um Super Bowl, quem sabe não fazer dele sua melhor partida da temporada.

O veterano Vince Wilfork é literalmente o pilar da defesa, e está cercado por um grupo de jovens, linebackers que fazem acontecer e uma secundária instável que costuma ceder muitas jardas mas crescer na redzone.

Durante entrevista no Media Day Bill Belichick estava descontraído e curtindo a volta ao Super Bowl depois de 4 anos. Que tal o treinador aprontar mais uma vez e fazer o óbvio dessa vez.

A história costuma se repetir, mas eu acredito que não vai acontecer.

A história do Super Bowl 42 irá se repetir ? Por quê ?

13 comentários

  1. acho q se repete, nada com superstição ou algo assim, simplesmente porque os Giants chegam com moral, com equipe mais balanceada entre ataque e defesa. Brady sempre entrega, mas Eli faz malabarismo em momentos decisivos. Se Grotkowski nao jogar, aih vai ficar ainda mais dificil. Boa sorte pras duas equipes. abs
    http://nflbrasuca.wordpress.com/

    1. Hahaha! Pode crer. Nem tenho mais unha. Contra o 49ers quase tive um infarto. Vou até ver se meu plano de saúde tá em dia… 😛

  2. A chave do jogo vai ser a secundaria dos patriots, apesar do duelo OL Pats X DL Giants ser outro grande confronto, acho que brady e cia vão acabar fazendo seus pontos principalmente explorando seus TEs contra a fraca secundaria dos Giants mas o ponto central sera como o ataque conduzido por Eli vai se portar em campo, os pats jogam sem andre carter responsavel por 1/4 dos sacks do time na temporada mesmo sem jogar toda a temporada e a OL dos giants vem crescendo nos ultimos jogos e deve dar tempo ao Eli para lançar a bola contra a segunda pior defesa contra o passe da NFL, mas eli tem media de uma interceptaçao por jogo na temporada regular e a defesa dos Pats gosta roubar a bola entao se eli cuidar bem dela ele leva lombardi para NY, mesmo com o favoritismo do patriots.
    Chave para os PATS -> Defender bem contra o jogo aereo e evitar fumbles
    Chave para NY – > Pressionar Brady a noite toda, e evitar interceptaçoes.

    1. Qnd o Andre Carter saiu a DL deu uma melhorada, agr é esperar pra ver, eu acho que Manning não vai sofrer pressão, nem Brady, e vai se jogo de Ataque, com os Patriots ganhando

  3. É impossível fazer uma previsão séria, os dois podem levar. Os giants tem mais balanço (defesa/jogo corrido/jogo aéreo) um jogo forte, portanto, os Patriots maior disciplina tática. Em condições normais as duas equipes se equiparam, mas sem Gronkovski acho difícil os Patriots conseguirem séries longas no ataque. Vai ser duríssimo esse jogo. Diferentemente do que eu havia falado aqui, vamos ter um SB mais equilibrado do que a temporada regular apontou. Gronk é muito importante, acho que sem ele o ataque dos Patriots ficará previsível e mais fácial de marcar. Mas é só uma opinião que normalmente os fatos se encarregam contrariar.

  4. Se repete esse resultado, tendo um QB melhor do q no SB 42, um pequeno trenzinho arrancando algumas jardas conhecido pela alcunha de jacobs, um ecelente jogador Crrrrrrruuuuuuzzz, alem de tantos outos, acho q o cacula maning tera outro anel na mao dentro da casa do irmao

  5. Pra os Giants leva. Não por ser o melhor time, mas por que tem uma união invejável, e estão num momentum absurdamente bom.

    Chegaram aí contra qualquer espectativa: Passar dos Falcons até era esperado, mas tirar Green Bay e São Francisco, com os dois jogando em casa e tendo torcidas barulhentas e chatas? Era mais do que improvável.

    Esse time dos Giants me lembra a seleção da espanha na copa do mundo de futebol de 2010: Time unido, garra da parte de todos, momentos que se pode chamar de “sorte de campeão”, não sendo necessariamente sorte, mas aquele tipo de lance inacreditável que só o time com momento de campeão consegue…(a espanha ganhou todos os jogos da 2º fase por 1 x 0, todos os gols sendo feitos no 2 tempo, com a final terminando na prorrogação e um gol milagroso contra o Paraguai nas quartas, já o Giants passando dos 49ers no Candle Stick Park, com um fumble na prorrogação vindo de um punt… lol)

    Já nos Pats eu não vejo nem um quarto dessa união, vejo muito sendo jogado nos ombros do ataque aéreo, e defensivamente parece que é Willfork + 10… Os Pats tem toda a categoria do mundo pra chegar e passar os Giants, mas eu vejo um Giants com vontade de gigante, contra um time totalmente desequilibrado(Ataque aéreo > ataque terrestre de forma absurda, DL > secundária do mesmo jeito).

    Detesto Eli Manning do fundo alma por ele ter se negado a jogar nos Chargers(ele tem esse direito, como eu tenho direito de não gostar nem um pouco ;D) mas ele está brilhando e pra mim leva esse Super Bowl. junto com o time inteiro, cada um fazendo a sua parte, como um time mesmo.

    1. Tenho Eli como maior idolo no football, mas dou a maior certeza do mundo pros torcedores dos Charges nessa questao. Voce, que é torcedor de San Diego, lembra por que ele se recusou? Eu lembro de um boato que o “papai” Manning influenciou, ou algo da infancia dele, e ate mesmo esperanca de ser trocado para os Saints… alguem sabe?

  6. Os Giants já tinham um ligeiro favoritismo que ficou maior depois da contusão do Gronkowski. Mesmo que este jogador vá a campo, certamente estará longe da sua melhor forma física. Se a lógica persistir, os Giants devem vencer até com uma certa facilidade. O problema é que lógica não faz parte do Futebol Americano……

    Achei que o Ochocinco tivesse sido dispensado do Patriots lá pelo meio da temporada.

  7. Olha…é o seguinte:

    Acredito q NY Giants leva essa…por dois motivos:

    1-Eli Manning tira leite de pedra em jogo de playoffs
    2-DL monstra no pass rush

    Pra mim, o principal motivo de sucesso de NY tem sido a DL…eles engoliram os packers e perturbaram um pouco a vida dos niners…a diferença??? Defesa dos niners…
    Tenho comigo que a DL vai fazero Brady dar alguns passes forçados…muitos incompletos e vai servir alguns pratos de Tom Brady ao molho de grama…

    Pra NE Patriots levar esse SB tem três alternativas:

    1 – Tom Brady lançar bombas p/ frente…aquelas bem altas…um segundo ou dois, no máximo, depois do snap… Pra não dar tempo da DL chegar nele… Mas a probabilidade de erro é muito grande…poder lançar uma interceptação ou algo assim…

    2 – A OL dos Pats jogar muito… o que honestamente eu não acho q seja o suficiente…eles vão começar legal…e tal….mas depois, a primeira coisa que vai acontecer é eles ficarem cansados e começar o janta-janta…

    3 – Screen pass… e essa eu acho q pode funcionar… Situação semelhante à que New Orleans Saints enfrentaram contra os 49ers…Não somente Screen de HB, mas de WR tbm… O Welker é rapido…acho o Ochocinco habilidoso, ágil e rápido também (só acho q, as vezes falta um pouco de “cola na luva” dele)… e o Green Ellis se vira muito bem recebendo passes curtos… Então seria algo como: deixa a DL chegar…faz o chuveirinho por cima deles e bota o Green Ellis e o Welker p/ ganhar umas jardas aí…

    “Poxa…mas qual a diferença entre não ter dado certo para os Saints e dar certo para os Pats???”

    A diferença é a LB…
    Os LB dos niners são muito bons…começando com o rookie Aldon Smith…
    Os LB dos Giants não são isso td…

    Tira a DL da jogada e ganha jardas…vez ou outra…usa uma boa combinação de jogadas de TE p/ dar nó na cabeça da defesa…e, quando menos esperarem…lança um screen outra vez…até que eles comecem a se mexer p/ parar o screen e deixem os buracos na secundária…aí é bagunça…

    Acho q, para os PATS é a chave do jogo…

    Para os Giants…a chave é parar o ataque dos PATS! uma hora eles vão cansar e o Eli não cansa (quer dizer…ele cansa…mas ele sempre arruma um jeito de renovar o “animo” do ataque)
    A DL pressiona Brady…Brady passa apressado, começa a escolher passes curtos…e aí Giants gosta…até q o Eli pega na bola e vai p/ endzone…

    Acredito q seja isso…e espero q seja um BAITA JOGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s