Skip to content

Analisando o Denver Broncos no Super Bowl 50

06/02/2016

PeytonManningSuperBowl50

Analisando o Denver Broncos no Super Bowl 50

Peyton Manning disse inúmeras vezes em entrevistas que “chegaram no Super Bowl 50 por causa da defesa”.

É verdade.

Estatisticamente Manning teve sua pior temporada da carreira e o jogo corrido mostrou ser inconstante durante todo o ano.

O Denver Broncos possui uma defesa fantástica, terminou a temporada como número 1 em quase todas as categorias e simplesmente dominou Tom Brady e o New England Patriots na final da Conferência Americana.

Von Miller e DeMarcus Ware pareciam estar jogando contra jogadores juvenis e estiveram na cara de Brady o jogo todo. Poucas vezes vi Brady apanhar tanto. Os dois somaram na temporada mais de 20 sacks e são o diferencial dessa defesa. Mas o mérito não é apenas deles, existem os 3 “desconhecidos”  jogadores de linha que além de não deixarem corrida nenhuma passar pelo meio, ocupam 3 a 4 homens em todas as jogadas de passe, fazendo com que Miller e Ware trabalhem sempre no mano a mano nas pontas.

A secundária também tem o seu mérito, cornerbacks extremamente físicos (Harris e Talib) estão sempre colados e dão sempre aquele segundo a mais para os jogadores chegarem ao QB.

A diferença é que esse QB de domingo, Cam Newton, tem o potencial de escapar dessa pressão e causar muito perigo em corridas. Terão que manter alguém na contenção nas corridas laterais e principalmente nos scrambles. As máquinas de tacklear Danny Trevathan e Brandon Marshall terão trabalho dobrado.

Manning teve seu pior ano da carreira, perdeu metade da temporada com lesão e joga no domingo o seu último jogo da carreira. Se o nome não fosse de um dos 5 melhores da história, talvez estivéssemos analisando o jogo de uma forma diferente, mas é, já vimos Manning ter performances espetaculares na carreira e até mesmo nessa temporada vimos alguns momentos disso, mesmo a defesa sendo o pilar desse time, Manning tem que ter um bom jogo para o time vencer, proteger a bola, evitar turnovers e tirar vantagem desse ótimo grupo de recebedores e matchups que vão aparecer.

Demaryius Thomas teve uma temporada quieta, dropou mais do que o normal, um dos 5 piores da temporada, mas teve silenciosamente 1300 jardas na temporada. Terá uma parada difícil no domingo, prevejo Josh Norman colado nele a partida inteira, deve aparecer de forma esporádica na partida.

Emmanuel Sanders, Owen Daniels e demais recebedores, deverão aparecer bastante.

O jogo corrido foi bem inconstante esse ano, parte da culpa vem da linha ofensiva e dos running backs CJ Anderson e Ronnie Hilman que apareceram esporadicamente e terão dificuldade em correr contra a linha defensiva do Carolina Panthers, não precisarão carregar o time. mas vão ter que aparecer em momentos cruciais.

O time de especialistas conseguiu apenas um touchdown em retorno de punt no ano, mas o kicker Brandon McManus é um dos confiáveis da NFL e o punter Britton Colquitt tem colocado o adversário sempre em péssima posição no campo.

Defesas número 1 jogando Super Bowl estão com 9 vitórias e 2 derrotas.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Leo Cavalcanti permalink
    06/02/2016 12:09

    Danilo… mais uma análise perfeita… aliás como sempre …
    O problema dos Broncos não vai ser parar o ataque dos Panthers, mas sim, furar a defesa deles… pelo ataque, acredito que os Panthers vão fazer um jogo para cansar a defesa dos Broncos, com corridas rápidas, ganhando algumas jardas, com jogadas alternadas de passes longos… a defesa dos Broncos tem que manter atenção em 110% do tempo de jogo, se focar em apenas 100 % perde o jogo… aí pode ser que aumente um pouco as chances de ganhar seu terceiro SB…
    O “x” da questão é o ataque dos Broncos…se a defesa dos Panthers neste ano não deu chances a ataques bem mais eficientes que o dos Broncos, Payton Manning & Cia., vão ter que se reinventar para furar essa defesa que está jogando de modo impecável… no jogo corrido eles param rapidinho as descidas… nos passes longos eles já forçaram várias interceptações… Russel Wilson e Carson Palmer sentiram na pele o que foi enfrentar essa defesa…. então qual o melhor caminho então… tentar o jogo pelo braço do Manning… que pode sem dúvidas furar esse bloqueio…
    Se a defesa tem que estar focada em 110 %, o ataque dos Broncos deve ter 200 % de atenção… não vão poder dropar tanto como foi no jogo contra os Patriots… vão ter que trabalhar a bola para retardar a chegada na red zone, fazendo o jogo com o relógio…agora… chegando lá não podem desperdiçar a chance de marcar o TD… se ficarem apenas no FG vão amargar mais uma derrota em SB…
    Acho que o jogo do relógio vai ser bem interessante amanhã… teremos dois QB que sabem controlar o tempo como poucos na NFL… nesse quesito o Cam Newton é bem mais “chato” que o Payton Manning… ele tem feito coisas incríveis nas horas decisivas… já o Manning, embora não tenha peças de ataque melhores que os Panthers, nos momentos decisivos ele é capaz de acertar aqueles passes longos, sempre achando um companheiro bem colocado na end zone…
    Enfim… a equipe que tentar mudar a característica de jogo vai se dar mal… se ambas jogarem o “arroz com feijão” que tiveram durante toda temporada teremos um dos melhores SB dos últimos tempos… não adianta inventar táticas malucas pra parar ataques ou furar as defesas, mudando as características das equipes apenas para esse jogo… como elas não se enfrentam com regularidade, acho que existe um pouco de desconhecimento entre eles… porisso volto a falar… se alguma equipe tiver que fazer isso, as chances dos Panthers aumentam… pelo conhecimento que o Ron Rivera tem do seu elenco… acredito que ele tem mais controle da equipe que ele mesmo montou, que o Gary Kubiak, que pegou uma equipe já formada… mas são apenas suposições… amanhã vamos conhecer o novo campeão do SB… e aí poderemos saber quem tinha mais armas pra surpreender seu adversário…
    Embora respeite muito o Payton Manning, acho que o Cam Newton leva a melhor amanhã… a NFL precisa muito de QBs novatos brilhantes, pois a “geração de ouro” dessa posição está chegando ao fim… tivemos o prazer de ver alguns dos melhores QB que já passaram pela liga jogando ao mesmo tempo, fazendo jogos sensacionais… mas um dia teria que acabar…o primeiro da lista pode se aposentar amanhã… depois veremos Tom Brady, Drew Brees, Big Ben, Philip Rivers também saindo de cena… então nada melhor do que consagrar um nome novo para manter o foco das atenções voltados para a NFL…

  2. Go Patriots permalink
    07/02/2016 00:26

    Danilo, e o seu palpite mestre ? quem leva o SB50 ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: