Skip to content

Treinador do Uberlândia conta como usa os conceitos do futebol americano no futebol

15/03/2016

Foto: Cleiton Borges / Correio de Uberlândia

alexandre-barroso-cleiton-borges

Treinador do Uberlândia conta como usa os conceitos do futebol americano no futebol

Em entrevista dada ao jornalista Lucas Papel do site Globo Esporte Minas, o treinador do Uberlândia, sensação do campeonato Mineiro, Alexandre Barroso conta como usa os conceitos e filosofias do futebol americano no futebol.

Alexandre Barroso analisa: “Não é que me baseie no futebol americano, mas você pode pegar algumas coisas interessantes possíveis de adaptar. O futebol americano é um jogo interessante, pois é estritamente tático. E esse é um componente que, às vezes, perdemos um pouco no nosso futebol. O futebol é um jogo coletivo, tático, de estratégia, de articulações, de combinações e posicionamento. Aqui no Brasil achamos que é mais uma coisa lúdica. O que saliento é que o futebol americano tem algumas coisas que nós perdemos, como, por exemplo, a necessidade de organização defensiva, especificidade de jogadores em cada posição, atribuição de funções e o individual em função do coletivo”.

Complementa: “Você escolhe alguns jogadores, por diversos motivos, e quando eles dão determinados sinais para você, aí você faz a blitz, no caso, o briefing. Esses sinais são movimentos, posturas, posicionamento, trajetória da bola, que você condiciona seu jogador a se movimentar com mais dois ou três para fazer esse briefing. Não é uma coisa que sai do treinador. São as referências que chamamos de indicadores de expressão. Quando identificam isso, eles tentam executar o movimento”.

Barroso também conta sobre algumas técnicas usadas pelo ex técnico campeão do Super Bowl com o Indianapolis Colts Tony Dungy que utiliza nos gramados: “Eu já li algumas coisas do antigo treinador dos Colts sobre gatilhos mentais, que disparam comportamentos. É um sinal, um som, palavras que impulsionam determinados comportamentos. Aqui no Uberlândia, temos alguns gatilhos mentais que disparamos nos caras. São alguns códigos. Postura do corpo e algumas comunicações verbais que induzem determinado comportamento. É uma coisa que você vai transmitindo e repetindo. Então, alguns comunicados da comissão técnica os jogadores já entendem e assumem determinada postura ou ação”.

São tão, simples, tão básicos e tão inteligentes.

Virei fã.

O Uberlândia está na 4a colocação do Campeonato Mineiro com 12 pontos, 2 atrás do líder Atlético.

Confira a matéria com entrevista completa no site do Globo Esporte Minas: http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2016/03/fa-da-nfl-tecnico-de-sensacao-em-mg-adota-taticas-do-futebol-americano.html

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 24/06/2016 12:11

    Muito interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: